sexta-feira, 14 de março de 2008

Novo cronista estréia no D+

Fábio Massalli* massalli@odiariomaringa.com.br

O cronista, blogueiro e estudante universitário Wilame do Prado, 22 anos, vai inaugurar na próxima terça-feira uma coluna de crônicas no Caderno D+, na versão impressa, e no canal de Colunas & Blogs, de O Diário Online.

Antes, o gênero era representado aos domingos pelo jornalista Antônio Roberto de Paula e às quartas-feiras pelo maringaense radicado em Curitiba Farenheit.

A nova coluna, intitutalada “Crônico”, trará crônicas jornalísticas (com situações inspiradas ou baseadas em fatos reais) e literárias (histórias fictícias), mas sempre retratando algum aspecto do cotidiano.

“São passagens da vida que acabam virando Literatura. Para mim, o objetivo da crônica não é formar opinião, mas mostrar Literatura. Cada texto pode levar a uma reflexão e ajudar a alcançar um mundo melhor”, argumenta o jovem autor.

Wilame do Prado Elias nasceu em São Paulo, mas mora em Maringá desde outubro de 2004. Aos 22 anos, tem uma crônica publicada no livro “Literatura Crônica” e um conto que saiu na coletânea “Contos Perversos”. Ele também publica crônicas no blog dele, intitulado A Poltrona, e no site Recanto das Letras, onde publicou a primeira história dele em 2004.

Prado começou a escrever incentivado por um amigo, Flávio Lanza, falecido em 2006 em um acidente de trânsito. Ele trabalhava em uma biblioteca de Maringá, cursava História, gostava muito de ler, mas nunca tinha experimentado a Literatura.

“O Flávio me abriu as portas para isso e também para o meu escritor preferido, Gabriel Garcia Marques”, revela.

“Quando eu li a biografia do Garcia Marques, vi que ele sempre escreveu e que trabalhou em jornal. Como eu consegui uma bolsa do Prouni, tranquei o curso de História e comecei a estudar Jornalismo, mas meu sonho maior é ser escritor”.

Apesar da importância que Lanza teve em toda a história de Prado, o novo cronista de O Diário ainda não homenageou o amigo com uma crônica. “Eu ainda não tive coragem para escrever essa história”, confessa.

Notícia do Diário Online: http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/171843

* Fábio Massalli é jornalista do Caderno D+ de O Diário do Norte do Paraná

Crédito da imagem: Ricardo Lopes, fotógrafo de O Diário do Norte do Paraná