sábado, 15 de março de 2008

"Crônico" nascendo

Bom dia, caros leitores do A Poltrona. Como puderam conferir no post abaixo, na matéria do grande mestre Massalli, a partir desta terça-feira serei colaborador de o Diário do Norte do Paraná, publicando crônicas semanalmente na coluna "Crônico". Gostaria de explicar como isso se sucedeu: Na verdade, faz tempo que eu tento publicar minhas crônicas no jornal, desde a época em que o editor do Caderno D+ era o jornalista Marcelo Bulgarelli - aquele que, entre outros trabalhos, faz o excelente quadro na CBN Ruas da História. Bem na época, ele foi desligado do jornal. Mais um tempo se passou e, em dezembro do ano passado, arrisquei mandar algumas crônicas para o editor chefe Wilson Marini, que me pediu para enviá-las ao atual editor chefe do Caderno D+, Jary Mércio. Mandei. Incrivelmente, o Jary gostou dos textos e pediu que eu fosse no Diário um dia para conversar. Isso aconteceu nas primeiras semanas de janeiro. A partir desse dia, passei a enviar crônicas semanalmente ao editor para que ele analisasse meu trabalho ao longo do tempo. Até que, na segunda-feira, 10 de março, retornei ao Diário e conversei com Jary e com Wilson. Ficou definido, então, que eu mandasse as já 16 crônicas ao editor chefe para que ele finalmente as lesse e desse a batida de martelo. Quinta-feira, 13 de março, recebo e-mail do Jary com a notícia de que eu escreveria às terças-feiras no jornal. Então, o jornalista Fábio Massalli realizou entrevista comigo e o fotógrafo Ricardo Lopes veio até meu apartamento para realizar as fotos. Por fim, a matéria saiu neste sábado e, na terça, publicarei a primeira crônica na coluna "Crônico". Jary Mércio - Gostaria de agradecer imensamente ao editor Jary Mércio, pois abriu-me portas e ainda acreditou em minha literatura. Ele é um baita jornalista e tem revolucionado o Caderno D+ do Diário que, a cada dia tem ficado melhor. Primeira leitora - Agradeço também minha noiva, Denise Morais, que sempre é a primeira a ler minhas crônicas, inclusive contribuindo os corrigindo. Além disso, ela é a pessoa que mais me incentiva, dando-me injeções de ânimo para prosseguir no que realmente eu gosto de fazer: escrever. Sonho - Nesse momento, algumas pessoas podem estar dizendo que eu estou exagerando ao ficar tão feliz por escrever crônicas em um jornal de Maringá, mas quero que saibam que "sim" é um sonho realizado, talvez um dos primeiros sonhos concretizados em minha vida. Agradecimento metafísico - Tantas vezes eu decepcionei as pessoas que estão próximas a mim. Dessa vez, talvez esteja dando orgulho, principalmente aos meus parentes. Como queria que meu pai, Wilame Elias Neto, estivesse aqui para ver isso. Dia 1 de maio, faz um ano de seu falecimento. Como queria que meus finados avôs, João Azarias do Prado, morto em 7 de novembro de 2005, e José Elias da Silva, falecido há menos de um mês, estivessem aqui também para olharem um jornal impresso com minha foto, pois para eles as imagens ainda valiam muito mais do que um texto. Como queria que, tia Vani, tia Silvia e tio Mário também estivessem conosco, pois eram pessoas que sempre acreditaram em meu potencial. Parceiros - Bom. Pelos menos hoje, tenho vários amigos do Jornalismo, amigos da História, amigos de Santa Fé, cidade onde minha mãe e todos os outros parentes moram, minha família (noiva), minha outra família em Mandaguari (o pessoal da empresa que eu trabalho: Cláudia Comunicações & Eventos). Tenho, também, desde 8 de janeiro de 2008, os blog-amigos, os blog-leitores do A Poltrona, os quais sinto muita gratidão. Era uma vez, um sábio chinês...: É aí isso pessoal. Corram atrás de seus sonhos, nem que for o de se transformar em borboleta, ou em um sábio chinês. Abraço!

7 comentários:

Renata Mastromauro disse...

Não tinha lido seu post de ontem. Hoje, quando abri o jornal, dei de cara com meu amigo Wilame! (nem estava sabendo de nada) Parabéns! você vai longe! vou te acompanhar pelo jornal agora também!

Mouse disse...

Prado, tenha certeza que vc está sendo orgulho para diversas pessoas! Pessoas que até nem te conhece, mas que inspiração em você, na sua garra, força de vontade e determinação em conseguir concretizar os próprios sonhos! Uma coisa é certa, pessoas queridas mais ausentes como citada no nesse seu post estão sempre de olho em vc, te iluminando e te protegendo sempre! Um orgulho para sempre...

Pela não poder comprar o jornal de Maringa por estar em outro estado!

Vejo um grande futuro! Continue nessa reta, meu caro amigo!

Murilo Battisti disse...

Grande Wilame!
cara, parabéns!
vai dar uma outra cara ao Diário, sem dúvidas!

você merece!!
sucesso sempre!!

abraços!!

Fabio Chiorino disse...

Wilame, parabéns por esta conquista. Só honra ainda mais o pessoal do Haja Saco com sua colaboração. Sucesso e vida longa no espaço conquistado

Wilame Prado disse...

Muito obrigado Renata, murilo e Fábio.

E para você também Mouse, um dos leitores mais assíduos deste blog. Porque você não se identifica? Ficaria muito feliz!

Abraços!

Bulga disse...

Parabéns, rapaz. Vc vai longe. Pena que não deu ainda para trabalharmos juntos.

Um abraço

Marcelo Bulgarelli

Mouse disse...

Wilame, para que se identificar, realmente irá fazer a diferença? Conhecido ou desconhecido, irei ser sempre um freqüentador dessa sua poltrona! Sento aqui e realizo todos os meus sonhos com suas crônicas e realizações pessoais! Inveja? Diria que não, mas sim satisfação em ver o ser humano capacitado e responsável que está crescendo dentro de você, mas a vida não é só isso! Temos batalhas a vencer e eu estarei sempre aqui, sentado, rindo, chorando, zangado dependendo do seu conteúdo! Nem meus óculos consegue enxergar o seu futuro, nem a minha moto te levaria até lá e muito menos minhas tatuagens demonstrariam esse seu momento magnifico. Meus parabéns meu caro Prado. Viva intensamente esse momento de lucidez. Abraços