quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Sobre literatura e música de Chico Buarque

Faz um certo tempo que aprecio os discos de Chico Buarque, ou melhor, os mp3´s. Em minha pasta de música, tenho 15 álbuns dele. Dia desses, peguei seu último romance para ler - Budapeste, pois fiquei sabendo que, até 2009, vai virar filme. E, nada melhor do que ler a obra primeiro antes de assistir ao filme. No início do romance, tive impressão de que Buarque seria um ótimo músico como escritor. Mas, enganei-me. Conforme ia virando as páginas do livro, percebia o poder de narração que ele tem. Sem falar na loucura que é a história que, para resumir, só digo que é um livro dentro do outro, e vice-versa. Às vezes fico me perguntando: como pode uma pessoa ser o puta músico que é, e ainda, pelo visto, um puta escritor? Acho interessante o sistema de criação de Chico Burque. Parece que, quando está compondo e produzindo disco, fecha-se nisso e dedica longos anos entre produzir e fazer turnê. E quando está produzindo literatura, é a mesma coisa. Fecha-se no mundo fantasioso e fantástico da ficção e perdura nos anos até produzir seu próximo livro, sem fazer shows, discos ou composições. Interessante, não? Com quase 64 anos, Chico Buarque é um brasileiro pelo qual sinto orgulho. Espero que possa viver pelo menos mais uns passageiros trinta anos, e que continue produzindo para alegria do povo! Créditos da imagem: http://www.clicklojas.com.br/lojas/produtos/seboportaldolivro/p_3384_Livro-Budapeste.jpg http://oglobo.globo.com/fotos/2007/11/12/12_MHG_cult_Chicobuarque.jpg

Nenhum comentário: